
A consulta gastroenterológica pode esclarecer assuntos que costumam gerar desconforto e até constrangimento, mas que muitas pessoas não se sentem confortáveis para abordá-los no dia-a-dia.
A Gastroenterologia é a especialidade que aborda os sintomas e doenças do tubo digestivo (esôfago, estômago e intestinos) e dos demais órgãos envolvidos na digestão (fígado, vesícula biliar e pâncreas).
Alguns exemplos de assuntos que podem ser abordados no consultório:
- Doença do refluxo gastroesofágico e problemas ao deglutir;
- Dispepsia (gastrite), dor abdominal, náuseas e vômitos;
- Diarreia, constipação ("prisão de ventre");
- Doenças do fígado, como esteatose e as hepatites B e C;
- Rastreamento e prevenção de câncer de cólon;
- Sangramento junto às fezes
A Gastroenterologia





Áreas de assistência

Sintomas digestivos
Azia, dor abdominal, gases, diarreia e constipação intestinal são bastante comuns, podendo ou não significar alguma doença. Esses e outros sintomas e assuntos podem ser tranquilamente abordados na consulta, sem constrangimentos ou tabus.
Muitas dessas doenças podem ser diagnosticadas no consultório, sem a necessidade de endoscopia ou mesmo de outros exames simples.
Alguns sintomas, no entanto, demandam uma análise mais aprofundada, e a realização de exames complementares auxilia na definição do diagnóstico e do tratamento.

Investigações intestinais
Você sabia que o câncer de cólon pode ser rastreado com exames - e inclusive prevenido? Assim como a mama (com a mamografia) e o colo uterino (com o papanicolau), existem estratégias para fazer o diagnóstico precoce e o tratamento de lesões pré-malignas (os pólipos intestinais) que reduzem o risco do surgimento de lesões no futuro.
Para todas as pessoas, especialmente acima dos 50 anos, há estratégias com exames não invasivos ou com a colonoscopia - ambas alternativas têm suas vantagens.
Para pacientes com sintomas como diarreia ou constipação, há uma série de questões a serem abordadas, podendo ou não demandar exames complementares.

Problemas no fígado
Alterações em exames de sangue como as aminotransferases (conhecidas como TGO e TGP) ou de imagem (como nódulos em ecografia) podem ser analisados e, quando indicado, investigados com maior profundidade.
Hepatite C e hepatite B também podem ser investigadas e tratadas com tranquilidade.
Predizer se há gravidade no acúmulo de gordura no fígado (esteatose), muito comumente visto em ecografia, e tratar essa e outras doenças hepáticas fazem parte da rotina do gastroenterologista.
